Beta

Aldeia Indígena Awa Porungawa Dju

Aldeia Indígena Awa Porungawa Dju

Aldeia Indígena Awa Porungawa Dju

Lideranças indígenas dessa aldeia promovem vivências e oficinas culturais em determinadas datas. Acompanhe em nossa página do facebook: https://www.facebook.com/peruibetur/

Guaíra é o líder espiritual do povo tupi guarani, é ele que aconselha e cura, é o Pajé da comunidade e que cura através da sua sabedoria não só o corpo como também a mente. Hoje, com seus 70 anos, carrega uma bagagem incrível de conhecimento sobre ervas, simpatias e vida.

Dona Santina, 76 anos, cresceu em fazenda próximo de aldeia  de caboclos e assim aprendeu muito sobre os remédios do mato. Ainda criança observava curiosamente sua avó colhendo ervas, tratando de mulheres grávidas com massagens, banhos de assento, e mesmo sua avó não permitindo, insistia em ver os parto.

Após se casar com o índio Awa Porungawa-Dju  fortaleceu muito a sua aprendizagem, somou aquilo que vinha aprendendo desde pequenina com a sabedoria indígena e suas formas de cura.
Sua avó, no seu  leito de morte, deixou essa missão a ela , cuidar das  mulheres ao seu redor.

Dhevan, desde pequeno, sempre esteve ao lado da sua mãe nas buscas por ervas pelas matas. Seu olhar, sempre curioso e atento, foi lhe mostrando o quanto o uso das ervas ajudava seu povo na cura, tanto do corpo quanto do espirito. Este interesse foi sendo moldado pelos mais velhos, pela sua realidade nas aldeias brasileiras e pela sua fé na cura pelas ervas. Aprendeu a dar banhos e massagens em mulheres grávidas e aprendeu sobre o uso das ervas perante cada necessidade. Professor indígena desde 2009 Dhevan Kawin foi também idealizador da cartilha “Ywyrá Rogwé Ywyrá Rapó – resgatando a medicina tradicional Tupi-Guarani”, que tem como objetivo transmitir aos mais jovens a sabedoria Tupi-Guarani acerca de plantas e raízes medicinais e a incentivá-los a conhecer mais sobre a Medicina da Floresta.


Imagens


Publicidade
Mídias Sociais
Tempo em Peruíbe
PERUÍBE WEATHER
Publicidade