Metas Gerais de 2018 a 2021 - PLANO DIRETOR DE TURISMO

Metas Gerais de 2018 a 2021 - PLANO DIRETOR DE TURISMO

Metas Gerais de 2018 a 2021 - PLANO DIRETOR DE TURISMO

Para que o Turismo traga benefícios para Peruíbe é imprescindível um processo criterioso, amplo e abrangente. Esse processo é o planejamento. O ato de planejar integra a vida dos seres humanos em seus atos mais simples, ele consiste em determinar: 1) objetivos;  2) ações por meio das quais será possível atingi-los;  3) quem deverá executá-las;  4) que recursos são disponíveis e necessários; e  5) em que prazo os objetivos devem ser atingidos.  

• Contratação e capacitação de recursos humanos para a atuação no atendimento de visitantes; • Elaboração de tours / formas de visitação interativas e diferenciadas; • Sinalização de localização e interpretativa nos pontos de visitação; • Melhoria da Infraestrutura dos atrativos; • Instalação de estruturas básicas de apoio à visitação nas proximidades dos atrativos e recursos, tais como sanitários e áreas para estacionamento, com acessibilidade; • Padronização dos Quiosques com relação à fachada e uniforme dos funcionários; • Provisão de estruturas que permitam sua utilização em consonância com a conservação ambiental em atrativos e recursos naturais. • Investimento em vias de acesso em especial nas regiões do Guaraú / Barra do Una e Estrada Armando Cunha. • Desenvolver estudos para analisar a criação de linhas turísticas de ônibus que transitem pela orla da praia e atrativos turísticos. 

• Melhorar a iluminação do bairro e da praia do Guaraú. •  Projeto de Implantação de Trem Turístico. • Estrada Parque (modelo Carlos Botelho) na Jureia para facilitar a prática do cicloturismo e facilitar a locomoção dos moradores da região.  
 
 
Já as ações específicas que compreendem a oferta básica de serviços no município são: • Reforço da segurança no município, nos períodos com maior fluxo de visitantes; • Iluminação das áreas de interesse turístico; • Aprimoramento da sinalização de acesso interno no município, desde as placas indicativas avenidas principais como as que sinalizam cada uma de suas ruas. 

• Cursos de capacitação em setores de atuação específica, como alimentos e bebidas: recepção, línguas, etc.; • Cursos de gestão empresarial; • Capacitação para ambulantes e identificação dos mesmos por meio de crachás padronizados;  • Retomar projetos como o “Selo de Qualidade” para estabelecimentos de hospedagem e alimentação; • Estabelecer parcerias com instituições de ensino e treinamento. 

• Realizar campanhas de utilização dos pontos de visitação do município pela população local, através de campanhas de incentivo diversas; • Retomar o projeto de Conscientização junto aos comerciantes da cidade com palestras e visitas a campo de forma guiada; • Campanhas de Educação Ambiental e combate a epidemias; • Oficinas de sensibilização voltadas para os diferentes grupos que compõem a população – escolar, terceira idade, lideranças locais, etc.; 

• Avaliação quantitativa das percepções da população de Peruíbe sobre o desenvolvimento do turismo em seu município e suas expectativas para com a atividade. • Desenvolver Políticas Públicas para melhoria da Organização do Mercado de Trabalho na área do Turismo (Agente de Viagens e afins). 
 

Ações para consolidar a imagem de Peruíbe como destino turístico:  • Elaborar Plano de Marketing para o município que contemple suas necessidades por atuação com novos segmentos de mercado e seu posicionamento estratégico frente aos destinos de sol e praia, bem como sua atuação como norteador de ações relacionadas à estruturação do produto Peruíbe; • Fazer campanhas de divulgação dirigidas a segmentos de visitantes específicos, como ecoturistas, grupos escolares, entre outros; • Promoção do destino focada na fidelização do público da alta temporada e na atração de demanda para a baixa temporada;  • Criação de website turístico, de modo que se promova o nosso produto de forma mais atraente e com mais informações; • Criação de um mascote da cidade; • Retomar o projeto de incentivo à visitação dos atrativos turísticos “Peruibichinhos”. 

As ações voltadas para a captação e fidelização deste público contemplam: • Estruturação dos pontos de visitação para o atendimento adequado do público; • Integração de atrativos naturais e culturais em roteiros de modo a consolidar roteiros no município; • Incentivar a criação de novos atrativos destinados aos jovens veranistas; • Divulgação em polos emissores, como São Paulo e ABC, ressaltando as características diferenciais de Peruíbe que agregam valor a sua oferta de sol e praia; 

• Fidelização da visita dos turistas e veranistas, de modo que a mesma se repita em diferentes períodos ao longo do ano. • Plano de Marketing. • Identidade visual para o município a ser utilizada especificamente na promoção do turismo; • Desenvolver e incentivar a atividade de observação de aves (Birdwatching) como um dos nichos na parte do ecoturismo na região. 
 
Os atrativos e recursos turísticos de Peruíbe possibilitam, ainda, a captação de novos segmentos de visitantes. Dentre eles, destacam-se o de turismo pedagógico, ecoturismo e estético. As seguintes iniciativas consideram o atendimento destes segmentos: • Estruturação dos pontos de visitação para o atendimento adequado do público; • Divulgação dirigida para atrair os segmentos de público desejados; • Estruturação da Lama Negra como produto turístico tendo como enfoque em seu uso estético; • Estruturação de equipamentos turísticos para o atendimento adequado de grupos de visitantes, essencial especialmente ao recebimento de grupos escolares; • Integração de atrativos em roteiros diversos que se adequem ao perfil de cada novo segmento desejado para o município;  • Reativação da linha férrea a fim de criar novo segmento de Turismo; • Interação das atividades esportivas a fim de promover o turismo, criando Gincanas; • Divulgação do calendário de eventos realizados ao longo de todo o ano. 

• Estruturação de sistema de dados; • Continuidade de pesquisa de demanda, de modo a acompanhar as variações no perfil do público visitante; • Controle do desempenho de equipamentos turísticos e pontos de visitação. 


 
No planejamento da atividade turística o foco é o desenvolvimento de uma localidade, destino ou empreendimento turístico. Tradicionalmente, o processo de planejamento turístico de localidades é realizado pelos órgãos públicos que, em alguns casos, contratam consultorias e especialistas para tal. Com a explosão do Turismo, na década de 1950, após a II Guerra Mundial e com a expansão das linhas aéreas comerciais, muitos locais passaram a receber uma quantidade enorme de turistas, em especial as praias do Mediterrâneo e certas áreas do Caribe. Esses locais tiveram sérios problemas, pela falta de um planejamento integrado, que abordasse mais aspectos e que tivesse a visão de futuro. O resultado foi a insatisfação dos antigos moradores, a poluição, o barulho, a falta de identidade do local, e muitos outros efeitos do excesso de pessoas num mesmo local que acabaram gerando a decadência dos destinos.  Essa realidade até hoje faz parte da realidade de muitos municípios com potencial turístico, dentro e fora do Brasil, em que o processo de planejamento foi deixado de lado em prol do desenvolvimento e dos lucros imediatos. Para evitar esses problemas, o planejamento desempenha função primordial. É a partir dele que serão ordenados os esforços em busca do Turismo sustentável, ou seja, aquele que atende as necessidades dos moradores e dos turistas atuais e das regiões receptoras sem comprometer o futuro, conservando os recursos naturais e culturais, as características sociais locais e gerando riqueza que deve ser revertida ao maior número de envolvidos possível. Por meio do planejamento, são ordenados esforços em busca do Turismo sustentável.   

Quando se fala em prever o futuro do Turismo numa determinada localidade, é necessário, a priori, que os gestores façam uso de uma série de informações sobre a atividade. Esses dados são coletados, organizados e inter-relacionados, para compor um quadro de como está, hoje, o Turismo. Esse quadro é o chamado inventário, ou seja, uma descrição do que se tem na atualidade. A partir do inventário, será possível estabelecer um diagnóstico para o local, ou seja, analisar a situação atual identificando as potencialidades, fragilidades, ameaças e oportunidades para o destino. A partir desse diagnóstico, serão estabelecidas as estratégias para o desenvolvimento do Turismo, ou seja, linhas gerais de ação para sanar os problemas identificados e potencializar os impactos positivos.  O conceito de desenvolvimento sustentável, para Brundtland (1991), é concebido como “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas necessidades”. Segundo Brandon (2002), os projetos de Turismo voltados à natureza estão sendo considerados como um meio para incentivar e viabilizar as pessoas a conservarem o meio ambiente, desde que ocorra um rigoroso planejamento, pois o Turismo tende a modificar rapidamente a situação ecológica, social e econômica das comunidades com impactos tanto negativos quanto positivos.  Ainda, segundo o mesmo autor, este é um grande desafio, beneficiar e envolver as comunidades locais, para que participem efetivamente e sejam beneficiárias diretas do turismo. Para que o ecoturismo possa promover a conservação, é fundamental que haja vínculo muito claro entre o benefício que as pessoas recebem e a proteção dos recursos.  O Turismo sustentável é uma forma de lazer harmonioso fundamentado na autodeterminação, na valorização das populações nativas e no respeito ao meio ambiente (SEABRA, 2001). Sem planejamento, o Turismo pode causar poluição, degradação do meio ambiente e descaracterização da identidade cultural. O modelo de desenvolvimento sustentável se preocupa em buscar soluções, incorporando o contínuo crescimento econômico de um modo menos agressivo para o meio ambiente, baseando-se nos princípios estabelecidos da conservação e supervisão (MURPHY, 2001). Esse autor se baseia em aspectos como natalidade, qualidade ambiental, capacidade de carga e redução dos efeitos negativos. Seu conceito remete à capacidade de desenvolvimento sem danos aos recursos utilizados, para que as gerações futuras possam desfrutar desses mesmos recursos.  De acordo com Ehlers (2002), o desenvolvimento sustentável apoiado no equilíbrio entre social, o econômico e a conservação ambiental, salienta a relevância do Turismo como importante estratégia na conservação ambiental e na geração de empregos.  A sustentabilidade é de particular importância para o Turismo, pois esse setor depende integralmente das condições de saneamento nos municípios, por exemplo, dos atrativos e das atividades relacionadas ao ambiente natural e ao patrimônio histórico e cultural de um destino. A preservação das tradições culturais e das identidades étnicas são importantes para a conservação do patrimônio ambiental e cultural da região.  De acordo com RUSCHMANN (1997), o Turismo deve ser encarado como uma alternativa de desenvolvimento, mas não a única, uma vez que o surgimento de novas destinações, ou ainda, a sazonalidade, pode ocasionar o declínio dessa proposta. O Turismo sustentável deve, portanto, ser pensado sob uma ética de democratização de oportunidades e justiça social, compreensão da dinâmica de códigos e de valores culturais e compromisso global com a conservação de recursos naturais e preservação do patrimônio histórico.  Com base nesse diagnóstico, serão direcionadas estratégias para o desenvolvimento sustentável do Turismo no Município, assim como linhas gerais de ação para sanar os problemas identificados e potencializar os impactos positivos.  Frente aos consolidados destinos do litoral norte de São Paulo, é importante que Peruíbe se posicione no mercado como localidade diferenciada em relação aos destinos turísticos do litoral sul do estado. Diferentemente de grande parte dos destinos do litoral sul, Peruíbe possui atrativos naturais de grande importância, como por exemplo, seus Parques e o Mosaico de Unidades de Conservação de Jureia-Itatins. Os aspectos culturais de Peruíbe, como a cultura caiçara e alguns atrativos estruturados, são também características que contribuem para o posicionamento do destino como diferenciado em relação ao litoral sul de São Paulo. Apesar de centrado em sua vocação principal – sol e praia – o destino pode ser trabalhado de maneira “além-mar”, no qual o público real e potencial conheça Peruíbe como destinação onde é possível descanso em praias, mas também a utilização de trilhas, rios, cachoeiras, além da vivência da cultura indígena e caiçara, com sua cultura e gastronomia, por exemplo.  

 



Publicidade
Mídias Sociais
Tempo em Peruíbe
PERUÍBE WEATHER
Publicidade
Update cookies preferences